Mesa Redonda: “MULHERES PARAENSES E A VIOLÊNCIA NO GOLPE DE 1964”- 25 ANOS GEPEM.


Em 27 de agosto de 1994, o GEPEM tornou-se presente nas instâncias acadêmicas, criado por um grupo de docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFPA. Ao comemorar 25 anos de criação e presença em atividades acadêmicas

– ensino, pesquisa e extensão junto à universidade–, o GEPEM confirmará a continuidade de suas ações de política acadêmica para além dos muros da comunidade.


Este ano, com as turbulências políticas que têm submetido brasileiras e brasileiros à perda dos direitos humanos, as associadas e associados do GEPEM postularam um evento à altura desses anos de grandes esforços para conseguir alcançar esses direitos que estão sendo subtraídos.


Tratará da memória das mulheres vítimas da violência durante o golpe militar de 1964. Um filme e uma mesa redonda compartilharão, através das imagens e das falas, o que, onde e como foram estabelecidas as graves violações dos direitos humanos.


Através das imagens do cinema, no filme “Torre das Donzelas” (Brasil, 2018), da cineasta Susanna Lira, teremos o depoimento de mulheres presas políticas no golpe de 1964. E, nas falas de algumas anistiadas paraenses ou residentes no estado do Pará, a Mesa Redonda MULHERES PARAENSES E A VIOLÊNCIA NO GOLPE DE 1964 (após a exibição do filme), evocará a memória desse tempo de dor e luto entre as famílias paraenses.


Mesa Redonda: “MULHERES PARAENSES E A VIOLÊNCIA NO GOLPE DE 1964”


Expositoras:


• Hecilda Mary Veiga – Anistiada Política. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento/NAEA/UFPA; • Eneida Guimarães – Anistiada Política. Mestre em Sociologia (UFPA); Coordenação Nacional dos Diretos Humanos pela União Brasileira de Mulheres (UBM); • Leila Mourão – Doutora em História (UFPA); • Violeta Paes Loureiro - Doutora em Sociologia (UFPA)

Mediadora: Dra. Maria Angélica Motta-Maués – GEPEM/UFPA.


Dia: 27 de agosto de 2019 (terça-feira) Hora: 14h Local: Auditório do Curso de Filosofia (no IFCH, altos)- Campus Básico - Guamá - UFPA (Rua Augusto Correa, nº. 1)


Facebook: GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes".


https://www.facebook.com/projetogepem/



Destaque
Tags
Nenhum tag.